V Módulo de Judô

Ética no Judô

V Módulo de Padronização de Técnicas para o Judô
31/10/19 - A Federação Mineira de Judô (FMJ) promoveu a realização do V Módulo de Padronização de Técnicas para o Judô neste outubro.

O V Módulo abrangeu conteúdos de primeiros socorros, ética no judô e conhecimentos gerais. 

O destaque foi o primeiro curso de Ética no Judô ministrado pela competente Dra. Ghiselli Moreira Baliza (advogada e presidente da Comissão da OAB de Varginha/MG).

Ghiselli explicou que Ética é pensar no bem comum; ter uma conduta que, no mínimo, não prejudique o semelhante para uma convivência harmônica em sociedade; a ética se baseia também no respeito ao espaço do outro.

Citou o mestre Jigoro Kano, criador do judô, que também ensinou sobre a necessidade prática de desenvolvimento moral para aqueles que pretendem ter uma vida ética, sabendo distinguir o certo do errado e com capacidade emocional para gostar do que é bom e evitar o que é ruim.

  • CORTESIA, para ser educado no trato com os outros;
  • CORAGEM, para enfrentar as dificuldades com bravura;
  • HONESTIDADE, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
  • HONRA, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
  • MODÉSTIA, para não agir e pensar de maneira egoísta;
  • RESPEITO, para conviver harmoniosamente com os outros;
  • AUTOCONTROLE, para estar no comando das suas emoções;
  • AMIZADE, para ser um bom companheiro e amigo.
Se a moral não for cultivada intelectual e emocionalmente, não se chegará a bons resultados.” Jigoro Kano

Assédio nos Esportes

V Módulo de Padronização de Técnicas para o Judô
Ghiselli abordou os assédios moral e sexual nos esportes e explicou que não é praticado apenas por superiores.

Embora a situação mais comum seja a partir de um superior para o subordinado, muitas vezes pode ocorrer entre colegas de mesmo nível hierárquico ou mesmo de subordinados para o superior, sendo, nesse caso, mais raro.

O assédio se caracteriza pela exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras, geralmente de forma repetitiva e prolongada que ofendem a dignidade ou a integridade psíquica e física do assediado.

No caso do assédio nos esportes, um dos objetivos do assediador pode ser forçar o atleta a melhorar o rendimento ou de se sentir culpado por não atender às expectativas da equipe. 

O assédio pode ocorrer por meio de humilhação perante o time, como uma espécie de punição por erros, opiniões, atitudes ou até mesmo por discriminação.
 
POSTURA DO PROFESSOR

  • Evitar proferir palavras de baixo calão, pois tal atitude denota falta de respeito para com os alunos e com os pais dos mesmos.
  • Ter cuidado com as brincadeiras, pois podem ser confundidas com assédio moral ou sexual;
  • Jamais se envolver com alunos menores de idade ou com os pais desses, podem ter sérias consequências para o professor/monitor/técnico e dos clubes os quais representam.
 
PROFESSORES E TÉCNICOS DEVEM SER EXEMPLO PELO CARGO E POSIÇÃO QUE OCUPAM

  • Sempre pedir autorização por escrito para divulgação de imagens;
  • Muito cuidado com o tipo de pose que as fotos podem revelar;
  • Nas viagens, a responsabilidade pelos menores de idade é do professor/monitor/técnico e dos clubes os quais representam;
  • Nos alojamentos, quando há menores, o aconselhável é que tenha um adulto do mesmo sexo no mesmo quarto ou uma fiscalização rigorosa;
  • Toda a responsabilidade, quando há menores envolvidos, é do professor/monitor/técnico e dos clubes os quais representam.

Primeiros Socorros

V Módulo de Padronização de Técnicas para o Judô
O curso de Primeiros Socorros foi ministrado pelo professor Eduardo Eduardo Luiz Nogueira Gonçalves (diretor e médico da FMJ).

Os módulos de judô promovidos pela FMJ fazem parte de um dos pré-requisitos para aqueles judocas que pretendem prestar exame à faixa preta e a graus superiores.

Conhecimentos Gerais

V Módulo de Padronização de Técnicas para o Judô
O curso de Conhecimentos Gerais de Judô foi ministrado pelo professor Gleysson Ribeiro Alves.

Todos os participantes estavam devidamente registrados no sistema ZEMPO e, desta vez, não foi obrigatória a utilização do judogui branco. 

Os professores com alunos inscritos no módulo tiveram as participações isentas de custos.

O evento foi realizado no sábado, 19 de outubro de 2019, na sala de vídeo do Minas Tênis Clube (MTC), em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Alunos atentos e ...

V Módulo de Padronização de Técnicas para o Judô

... entusiasmados. 

V Módulo de Padronização de Técnicas para o Judô