Academia Águia Branca promove a 30ª Copa Betim de Judô

Evento tem apoio da Federação Mineira de Judô (FMJ) e da Secretaria Municipal de Esportes de Betim

Academia Águia Branca promove a 30ª Copa Betim de Judô
Da esquerda para a direita, o presidente da Academia Águia Branca, Evandro Cândido Amaral; a secretária de Esportes de Betim, Andrea Avelar; o deputado estadual João Leite e o assessor do deputado estadual coronel Henrique, Fernando Menandro

04/09/19 – Com apoio da Federação Mineira de Judô (FMJ) e da Secretaria Municipal de Esportes de Betim, a Academia Águia Branca promoveu a 30ª Copa Betim de Judô. O evento foi realizado nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, no ginásio poliesportivo Divino Ferreira Braga.

A Copa Betim bateu recorde de inscritos: mais de 750 atletas, de 51 clubes, de cinco estados brasileiros e 57 cidades mineiras. Aproximadamente sete mil pessoas passaram pelo ginásio nos dias da competição.

Edição Mineira do Judô para Todos

Academia Águia Branca promove a 30ª Copa Betim de Judô
O evento foi dividido em classes: Festival (competição voltada para o público infantil de 04 a 10 anos de idade) e Torneio (para atletas de 11 a 30 anos).

Uma das modalidades do judô de expressão nacional foi realizada dentro do evento, com a oportunidade de Betim presenciar, pela segunda vez, a competição para portadores de necessidades especiais: a 6ª Edição Mineira do Judô para Todos.

Participaram da competição atletas de judô com deficiências físico-motora, intelectual, visual, auditiva ou com síndromes diversas. Nessa modalidade, o evento honrou a presença de atletas campeões mundiais da categoria.

Etapa do Campeonato Nacional de Veteranos

Academia Águia Branca promove a 30ª Copa Betim de Judô
A competição recebeu, também, uma etapa do Campeonato Nacional de Veteranos, pontuando o ranking nacional dessa distinta classe com a presença de grandes atletas e campeões de vários estados do Brasil.

O grande campeão geral foi a delegação do Judô Arrasta/CTE, de Belo Horizonte, seguido dos clubes Judô Adentro/AVD, de Conceição do Mato Dentro/MG, e Vickins Judô, de Contagem.

Estrutura de padrão olímpico

Academia Águia Branca promove a 30ª Copa Betim de Judô
Para eventos de proporções nacionais, a Academia Águia Branca oferece estrutura de padrão olímpico.

As áreas de competição, assim como os tatames utilizados, são os mesmos do campeonato mundial e das olimpíadas.

Por isso, proporciona aos atletas da casa e aos convidados a oportunidade de competir com um equipamento de alto nível.

Outros equipamentos como placar e pódio também obedecem a esse padrão, além de contar com a presença de juízes internacionais, de nível continental e mundial.

Judô para formar cidadãos

Academia Águia Branca promove a 30ª Copa Betim de Judô
A Copa Betim, desde sua primeira edição, tem o caráter de formar cidadãos, pregando o respeito e o desenvolvimento afetivo e social; incentivar a prática saudável do Judô e oportunizar a vivência de competições dentro de um ambiente amistoso com todos os novos atletas convidados.

Judô para o corpo e a mente

Academia Águia Branca promove a 30ª Copa Betim de Judô
Além da competição, no domingo dia 01 de setembro, foi realizado o Treinamento de Campo que é prática utilizada mundialmente pelas principais equipes do Judô. Os Treinamentos de Campo enfatizam o processo de evolução necessário aos atletas e tem o objetivo de promover a integração dos praticantes e a confraternização da comunidade judoísta pós-competição.

Nesta 30ª edição, a Copa Betim de Judô teve como treinador o renomado professor André Fernandes, coordenador técnico da equipe de judô Arrasta/CTE, de Belo horizonte.