1º Campeonato Mineiro de Judô Funcional

Acirramento e muita emoção online

1º Campeonato Mineiro de Judô Funcional
30/09/2020 - A Federação Mineira de Judô (FMJ) realizou, neste setembro de 2020, o 1º Campeonato Mineiro de Judô Funcional, evento na forma virtual que, mesmo neste período de pandemia, movimentou os judocas mineiros, sendo que cada atleta participou da disputa da sua própria casa, transmitido ao vivo pelo YouTube. Assim, os atletas contaram com a torcida de seus amigos, companheiros de treinamentos e familiares.

A elaboração do Campeonato Mineiro de Judô Funcional é fruto da intensa dedicação da equipe da FMJ composta por Sandro Almada, Rodrigo Escaliante, Ilton Eduardo Silva (Kaverna) e Sérgio Luís de Azevedo Cota.

Merecem destaques as valorosas atuações do comentarista, professor Eduardo Nascimento; as belas locuções dos apresentadores Luiz Andrés Guimarães Fossati e Sérgio Cota; a competente atuação da arbitragem, muito bem representada pelo professor Nelson Matsunaga; os excelentes vídeos gravados pelos professores Alan Walter, Bárbara Amaral, Adriano Rodrigues Souza e Hugo Pessanha. Bruno Maia e o professor Edmilson Leite Guimarães foram os responsáveis pela TI e o técnico, respectivamente.

Era de Ouro do Judô Mineiro

1º Campeonato Mineiro de Judô Funcional
O presidente da FMJ, Nédio Henrique Pereira, declarou que: ”o 1º Campeonato Mineiro Funcional,  com transmissão ao vivo pelo canal YouTube da FMJ, permitiu o envolvimento virtual da entusiasmada torcida, a participação da família e o registro de acirradas disputas de atletas de todas as classes”.

"Considero que a nova modalidade funcional seja um sucesso e marcará a era de ouro do judô mineiro, pois viabilizará mais anúncios de patrocinadores e a melhoria da saúde física e mental dos participantes, que não precisarão sair de casa para competir”.

Vale lembrar que a equipe mineira é a atual detentora do título de Campeã Brasileira de Judô Funcional, da classe Veteranos, e seguirá completa para as etapas do Campeonato Brasileiro de Judô Funcional, marcadas para outubro e dezembro do corrente ano”, arrematou Nédio.

Inclusão de atletas

1º Campeonato Mineiro de Judô Funcional
O evento contou com a participação de 72 atletas de 12 diferentes agremiações filiadas à FMJ.

A principal característica desse novo modelo de campeonato é a possibilidade de inclusão de atletas que, por ventura, não se sentiam bem no sistema tradicional de competições.

A abertura do evento aconteceu em 18 de setembro, comandada por Sergio Cota, do Minas Tênis Clube (MTC), e contou com uma mesa de honra virtual repleta de autoridades, como o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Silvio Acácio; o presidente da FMJ, Nédio Henrique Pereira; o coordenador nacional de Veteranos, Cristian Cezário; o coordenador de Arbitragem FMJ, Nelson Matsunaga, e o  coordenador Técnico da FMJ, Edmilson Guimarães, dentre outros.

Exibição especial

1º Campeonato Mineiro de Judô Funcional
O evento foi coroado com o brilhantismo da exibição dos atletas do Judô para Todos Brasil, Orlando Cheren, do MTC, e Gelbert Wilmerson Evangelista, do Judô Águia Branca/Programa Superar, Núcleo Frei Leopoldo.

A primeira fase das disputas começou em 19 de setembro, com os combates eliminatórios. No dia 20 foram disputadas as semifinais. Os combates finais acorreram em 26 de setembro, quando os campeões conquistaram a vaga para o evento nacional que acontecerá nos meses de outubro e novembro.

Campeões por classe/categoria de peso

1º Campeonato Mineiro de Judô Funcional
As categorias Feminino Sub-21 (pesado +63kg) e Feminino Sênior (leve -63kg) serão disputadas em data próxima e definirá os últimos classificados para o evento nacional.

No quadro geral de medalhas, o MTC foi o grande vencedor com 11 medalhas de ouro, seguido pela Associação Esportiva e Recreativa USIPA, de Ipatinga, com cinco medalhas de ouro. O Barroca tênis Clube conquistou o terceiro lugar, com quatro medalhas de ouro.

As medalhas e troféus serão entregues em data e local oportunos a serem divulgados pela FMJ.

Os atletas, agora, vão se preparar para representar seus clubes e Minas Gerais no evento Nacional de Judô Funcional promovido pela CBJ.

A FMJ deseja sucesso a todos.

1º Campeonato Mineiro de Judô Funcional
Em entrevista, o coordenador estadual de Veteranos, Sandro de Oliveira Almada, expressou muita emoção: “Participar do Campeonato Mineiro de Judô Funcional 2020, tanto como integrante da comissão organizadora ou como atleta, foi uma experiência incrível. Ao encerrar o evento, após passar pelas etapas de planejamento, organização, acompanhamento dos bastidores e até do ´frio na barriga` que antecede uma disputa, o sentimento que fica é de dever cumprido, uma satisfação e gratidão por fazer parte deste momento.

Aliás, este evento foi recheado de momentos inesquecíveis, como os treinamentos prévios da arbitragem com esse novo modelo de disputa, os ajustes e orientações aos atletas na sala de triagem, a emoção dos narradores e comentaristas ao longo das transmissões, a participação das torcidas pelo chat do Youtube, as entrevistas com atletas e familiares ao final das disputas e outros tantos.

Mas, um momento em especial me chamou a atenção: a sensacional disputa entre os veteranos Márcio Silva (Barroca/Judocon) e José Rasuck (Minas Tênis Clube). Ao final de 3 rounds bastante equilibrados, onde os atletas veteranos esbanjaram garra e vitalidade, servindo de exemplo para as gerações mais novas, a disputa foi para o golden score (prorrogação) e vencida pelo representante do Barroca/Judocon.

Para coroar essa disputa, em suas entrevistas, ambos os atletas nos brindaram com exemplos de humildade, respeito e simpatia. Simplesmente fantástico!
”, finalizou Almada.

Mais images do evento