Arbitragem, Capacitação e Congresso

FMJ promove eventos para oficiais técnicos

​Clínicas de Arbitragem e de Capacitação para Oficiais Técnicos, e Congresso Técnico
18/02/2020 - A Federação Mineira de Judô (FMJ) realizou Clínicas de Arbitragem e de Capacitação para Oficiais Técnicos, e o Congresso Técnico, neste fevereiro, no auditório do Minas Tênis Clube (MTC).

Os eventos contaram com o apoio da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e da Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte (FJERN) e acorreram nos dias 15 e 16 de fevereiro.

Clínicas de Arbitragem

A Clínica de Arbitragem foi apresentada pelo experiente árbitro FIJ A e 5º Dan, Laedson Lopes Gonçalves da Silva Godoy, que comentou os principais pontos do Seminário de Arbitragem da Federação Internacional de Judô, realizado em Doha, no Catar, no início de 2020.

O professor Laedson Godoy é graduado em psicologia. Tornou-se o árbitro mais jovem do Brasil a atingir a categoria FIJ A Internacional, em 2012. Atuou no Grand Prix Qingdao (China), no Campeonato Mundial Sub-21 (Croácia), no Campeonato Mundial IBSA (Portugal), nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e em diversas etapas da Copa do Mundo. Participou dos últimos sete Seminários de Arbitragem da IJF/IBSA (Cidade do México, Fort Lauderdale, Málaga, Tokyo, Baku, Manágua, Mittersill).

Conteúdo técnico-didático

Durante o evento, o professor Gleyson Alves proferiu palestra que relatou parte do conteúdo do curso de aprimoramento técnico-didático realizado na conceituada Universidade de Tsukuba, no Japão, em 2019.

O curso de Capacitação Técnica para Oficiais Técnicos de Mesa foi ministrado pelo professor Sidnei Tavares de Souza, auxiliado pelos professores Eduardo Romeiro e Domingos Tacchi.

Os inscritos para a clínica de Capacitação de Oficiais Técnicos também participaram da Clínica de Arbitragem.

Auditório atento

A realização dos eventos pela FMJ cumpre a missão institucional de promover a capacitação técnica dos árbitros e de oficiais técnicos, além de oportunizar a transmissão de conhecimentos para técnicos e atletas sobre as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Judô (FIJ).

O Congresso Técnico foi realizado sob a supervisão do coordenador técnico da FMJ, professor Edmilson Leite Guimarães.

O evento reuniu os responsáveis técnicos das academias de judô filiadas a FMJ e permitiu a discussão sobre o calendário da entidade e especificidades das competições previstas para 2020, além da deliberação acerca do novo regulamento técnico em vigor para esse exercício.

Imagens do evento