Seleção Mineira de Judô Funcional

FMJ define Seleção Mineira para disputar o Campeonato Nacional de Judô Funcional

26/10/2020 - Em agosto de 2020, a CBJ lançou o Campeonato Nacional de Judô Funcional, a ser realizado a partir de 28 de outubro de 2020. A partir de então, as Federações se mobilizaram para montar suas seleções, seja através de campeonatos ou seletivas estaduais. A Federação Mineira de Judô (FMJ) nomeou uma Comissão Organizadora para cuidar do Campeonato Mineiro de Judô Funcional 2020.

A abertura do Campeonato Mineiro se deu em 18 de setembro. As disputas ocorreram nos dias 19, 20 e 26. Os campeões de cada classe (idade) e categoria (peso) farão parte da Seleção Mineira que disputará o Campeonato Nacional.

Com o objetivo de completar a Seleção Mineira, neste 04 de outubro ocorreram as disputas seletivas das classes/categorias Sub-21 Fem/Pesado e Sênior Fem/Leve, que não tiveram inscrições no Campeonato Mineiro. Outra classe/categoria que não teve inscrição foi a classe/categoria Sênior Fem/Pesado, porém só uma atleta se inscreveu na seletiva e classificou-se automaticamente.

Considerando que podem não ocorrer eventos presenciais neste 2020, esse modelo virtual passou a ser a alternativa mais viável. O número de inscrições, 72, ficou na média, se comparado com os outros Estados e, relativamente, é considerado satisfatório.

Esta modalidade de evento trouxe ao judô duas novas oportunidades de atividades para os judocas: árbitro de Judô Funcional e Mediador (com funções de narrador e comentarista). O evento proporcionou mais de 16 horas de transmissões ao vivo no canal YouTube da FMJ e alcançou mais de quatro mil visualizações.

A Seleção Mineira

Atletas por agremiação:

Minas T. C.: 13;
A. E. R. Usipa: 5;
Barroca T. C.: 4;
Avança Judô: 3;
Col. Santo Agostinho: 1;
C. R. E. S. Varginha: 1;
P. M. de Itamonte: 1.

Os técnicos convocados foram os seguintes:
Adriano Souza (Sub-15 e Sub-18);
Hevilmar Rocha (Sub-13 e Sub-21);
Lucas Correa (Sênior);
Luiz Augusto (Sub-13);
Márcio Silva (Veterano 1 e 2);
Mário Lúcio (Sub-21).

Apoio Geral:
Edmilson Guimarães;
Sandro Almada.

Nacional de Judô Funcional - Regulamento e Inscrições

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) vai realizar o Campeonato Nacional de Judô Funcional, no formato online, para celebrar o Dia Mundial do Judô

A competição será disputada de 28 de outubro a 19 de novembro e reunirá judocas de todas as regiões do Brasil

O local será a sua casa, com transmissão ao vivo pelo canal YouTube.com/JudoBrasil. Confira todos detalhes para inscrições e credenciamento clicando na imagem ou no link abaixo

Cinco Motivos para assistir o Nacional de Judô

1 - Homenagem ao Dia Mundial do Judô

O dia 28 de outubro marca a celebração do Dia Mundial do Judô, data escolhida como forma de homenagem ao aniversário de seu fundador, Shihan Jigoro Kano. O tema das comemorações deste ano é "Juntos Somos Mais Fortes", lema que o #FuncionalCBJ carregará ao longo das quatro semanas de disputas. Essa foi a principal maneira que a CBJ encontrou de comemorar o Dia Mundial do Judô num ano de inúmeras dificuldades e superações por parte dos judocas, que ainda não podem competir em eventos presenciais por conta das medidas de segurança e prevenção ao novo coronavírus.

2 - Novo formato de disputa

Nascido no contexto da pandemia de COVID-19, o Nacional de Judô Funcional tem como referência os métodos de treinamento solitário – tandoku renshu. Os atletas, diretamente de suas casas, deverão realizar uma série de exercícios funcionais combinado com a execução de uma técnica de Judô de forma individual, sem o contato com seu adversário ou outros participantes. Vencerá o duelo o atleta que realizar o maior número de movimentos, dentro do tempo pré-estabelecido, a serem analisados e julgados por uma banca de árbitros.

3 - Atletas de todas as regiões do país

379 judocas, de todas as regiões do Brasil, estão inscritos para a disputa do Nacional de Judô Funcional. Divididos por equipes, de acordo com suas classes de idade, os atletas terão a missão de representar seus estados na competição.

4 - Clássicos regionais

A emoção terá lugar garantido na tela de disputas. Os clássicos regionais irão marcar presença na competição desde a 1º rodada, dando ainda mais gás aos participantes. No Sudeste, a seleção de Minas Gerais enfrenta os judocas do Rio de Janeiro pelas classes Sub-13 e Veteranos 2, enquanto os mineiros do Veteranos 1 terão a seleção de São Paulo pela frente.

O Nordeste brasileiro protagonizará também grandes clássicos regionais, com os embates Sergipe x Paraíba e Pernambuco x Alagoas, já no primeiro dia de disputas, pela classe Sub-18. Já os judocas pernambucanos do Sênior terão pela frente a seleção do Maranhão.

Já na região Norte do Brasil, o duelo será em dose dupla: Amapá e Amazonas se enfrentarão ainda na 1ª rodada nas classes Sênior e Veteranos 1.

5 - Transmissão ao vivo no Youtube da CBJ

Todos os confrontos do Nacional de Judô Funcional serão transmitidos ao vivo pelo Canal Brasil Judô, no Youtube. A disputa do torneio será realizada sempre às terças, quartas e quinta-feiras, a partir das 18h30 (horário de Brasília).

Acompanhe a cobertura dos principais resultados do Nacional de Judô Funcional pelo Instagram e Twitter da CBJ @noticiascbj.

Participe nas redes sociais com as hashtags #FuncionalCBJ e #JuntosSomosMaisFortes