FMJ promove a Faixa Preta o judoca do CMBH, Ministro Braga Netto

Autoridades e convidados de honra

FMJ promove a faixa preta o ex-judoca do CMBH, ministro Braga Netto
Da esquerda para a direita: Edilson Bezerra de Oliveira; Rodrigo Querido Escaliante Hernandes; Alan Valter da Silva; Antônio Carlos da Costa; José Inácio do Nascimento; ministro Walter Souza Braga Netto; Rogério Sampaio; Josué Morisson de Moraes; Daniela Duque Estrada Polzin e o general Sérgio, secretário-executivo da Casa Civil.

Ex-aluno ilustre do CMBH

FMJ promove a faixa preta o ex-judoca do CMBH, ministro Braga Netto
17/09/2020 – A Federação Mineira de Judô (FMJ) teve a honra, a satisfação e a grande alegria de outorgar diploma e faixa preta ao ministro de Estado e chefe da Casa Civil da Presidência da República, Walter Braga Netto, ex-aluno do Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH).

Por indicação da FMJ, o ministro recebeu a faixa preta das mãos do campeão Olímpico de Judô, Rogério Sampaio.

Presidente Nédio, da FMJ

FMJ promove a faixa preta o ex-judoca do CMBH, ministro Braga Netto
Em seu discurso, o presidente da FMJ, Nédio Henrique Pereira, ressaltou que: ”o judô mineiro celebra a entrega da faixa preta ao ministro Braga Netto, ex-aluno do Colégio Militar de Belo Horizonte. Os judocas egressos do CMBH destacaram que o ministro sempre foi um grande companheiro, dotado de espírito de camaradagem, atento às virtudes estabelecidas no Código Moral do Judô: cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade”.

Nédio finalizou destacando que a presença do judoca Rogério Sampaio, campeão Olímpico em Barcelona, em 1992, associada com a reconhecida carreira profissional militar de Braga Netto, hoje ministro de Estado, motivaram a FMJ para, neste momento especial, alterar a logomarca e incluir a cor dourada em sua faixa e nas letras.

Diploma de Graduação

FMJ promove a faixa preta o ex-judoca do CMBH, ministro Braga Netto
O presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Sílvio Acácio Borges, apoiou a iniciativa da FMJ e prestigiou o evento remotamente.

A solenidade da troca de faixa foi precedida pela entrega do diploma de graduação ao ministro Braga Netto, pelas mãos do professor Antônio Carlos Costa, presidente da Comissão de Graus Superiores da FMJ.

O ministro Braga Netto, visivelmente emocionado, fez uma retrospectiva do seu tempo de aluno e de atleta no CMBH, relembrando e relatando momentos de alegria e de satisfação para todos.

Promoção a Kodansha

FMJ promove a faixa preta o ex-judoca do CMBH, ministro Braga Netto
Merece registro a imagem do diploma de promoção a kodansha – 6º Dan, ao ex-aluno judoca egresso do Colégio Militar de Belo Horizonte, Josué Morrisson de Moraes.

O Ministro e o Sensei Inácio

FMJ promove a faixa preta o ex-judoca do CMBH, ministro Braga Netto
Estiveram presentes ao evento, além do homenageado, o campeão Olímpico em Barcelona (1992) e diretor geral do Comitê Olímpico Brasileiro, Rogério Sampaio; o presidente da Comissão de Graus Superiores da FMJ, professor Antônio Carlos Costa; e representantes da FMJ.

Participaram, ainda, de modo remoto, diversas autoridades, sendo a maioria ex-alunos do CMBH, dentre esses, o almirante de Esquadra, Leonardo Puntel; o contra-almirante Álvaro de Castro Neto; o vice-presidente do Minas Tênis Clube, Dr. Carlos Henrique Martins Teixeira; o desembargador civil do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Dr. Fernando Antônio Nogueira Galvão da Rocha; a prefeita de Vespasiano, Sra. Ilce Rocha; o deputado estadual e membro da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Coronel Henrique; o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT da 3ª Região, Dr. Gilberto Atman Picardi Faria; a cirurgiã dentista e gestora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, Dra. Adriana Maria Neves Laperriere; o subsecretário de Esportes de Minas Gerais, José Francisco Filho; e a coordenadora do Projeto Social Avança Judô,  Sra. Maria Aparecida Oliveira Martins.

O evento foi realizado neste 16 de setembro, na Casa Civil da Presidência da República no Palácio do planalto, em Brasília.

Panorâmica do pós-evento

FMJ promove a faixa preta o ex-judoca do CMBH, ministro Braga Netto
A cerimônia singela, mas muito significativa para outorga e entrega da faixa preta, foi realizada de modo presencial para algumas autoridades e convidados, mas de forma virtual para a maioria dos participantes.

Mais imagens do evento

Saudação antes da entrega

O Ministro com a Faixa Preta

Reconhecimento

A Outorga

Faixa Especial

FMJ promove a faixa preta o ex-judoca do CMBH, ministro Braga Netto
O momento especial motivou a FMJ a alterar a logomarca e incluir a cor dourada em sua faixa e nas letras.

O Judoca Rogério Sampaio

O documentário apresenta um pouco da trajetória desse importante judoca e atleta brasileiro.