Judô Escolar em Foco

Eduardo Nascimento¹ e Elizabeth Oratina dos S. Nascimento²

Judô Escolar em Foco
27/07/2020 - Uma proposta direcionada para o desenvolvimento do judô na escola ou, ainda, do judô escolar, deve estar consonante com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Neste documento as lutas esportivas são tratadas na unidade temática esporte, categorizado como esporte de combate.
 
Diante disto, o esporte, neste caso o judô, deve ser visto como um meio extremamente eficaz para atender às necessidades das crianças e para o desenvolvimento delas. Neste contexto, o Judô pode ser utilizado como forma de educar e desenvolver por meio do movimento intencional e dos conhecimentos inerentes deste esporte.

Judô educativo

Judô Escolar em Foco
Estas necessidades educacionais devem ser implementadas por um “treinador” ou professor habilitado para exercer tal função, educador consciente das oportunidades, das possibilidades e das limitações que permitirão o desenvolvimento apropriado das crianças. Ademais, os subsídios científicos podem inferir as práticas mais adequadas a cada faixa etária, para que se utilizem os recursos do judô para a iniciação esportiva infantil.
 
Acreditamos que o judô escolar precisa ser desenvolvido com atividades aplicadas de forma educativa, lúdica e inclusiva, bastante generalizada em termos de movimentos básicos do judô, visando o estímulo do desenvolvimento das habilidades motoras básicas.
 
Propomos o jogo e a brincadeira educativos como meios de propiciar o ensino das habilidades motora, cognitiva, social e emocional, bem como de oportunizar a diversão, o prazer e a frustração, equilibrando as duas funções, a lúdica e a educativa. Deve-se dar ênfase aos jogos e as brincadeiras que preservam as características do judô: o agarre/pegada, a intencionalidade, a interação física direta e simultânea, a oposição entre os indivíduos, a imprevisibilidade e as variações das posições do corpo.

Exercícios lúdicos e inclusivos

Judô Escolar em Foco
As situações lúdicas, competitivas ou não, são contextos favoráveis de aprendizagem, pois permitem o exercício de uma ampla gama de movimentos que solicitam a atenção do aluno na tentativa de executá-los de forma satisfatória e adequada. Elas incluem simultaneamente, a possibilidade de repetição para manutenção, por prazer funcional e a oportunidade de ter diferentes problemas a resolver.
 
Fonte: NASCIMENTO, E. e NASCIMENTO, E.O.S.
Proposta metodológica para o judô infantil.
Belo Horizonte: PUC Minas, 2018.  https://www.editora.pucminas.br/
¹Faixa preta 5º Dan, graduado em Educação Física e mestrado em Ciências da Educação.
²Faixa preta 2º Dan, graduada em Educação Física; especialista em Desenvolvimento Esportivo no Judô e em Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência.