Judocas de Minas Gerais em workshop internacional

Quatro instituições mineiras participam do workshop Judô na Escolas

Instituto Arrasta, Barroca-Judocon, Colégio Santo Agostinho e Instituto Judô Lavras marcam presença em workshop internacional sobre judô
20/02/2020 -Atletas do Instituto Arrasta, Barroca-Judocon, Colégio Santo Agostinho e Instituto Judô Lavras marcaram presença em workshop internacional sobre judô com o bicampeão mundial e medalhista olímpico japonês, Hirotaka Okada.

workshop é denominado “Judô nas Escolas” e as atividades visam ampliar o desenvolvimento de práticas esportivas, principalmente na rede pública de ensino.

Os workshops no Brasil são promovido pela Japan Sport Council e realizados através do Sport for Tomorrow, projeto de contribuição internacional do esporte liderado pelo governo japonês, com conexões em cem países e com cerca de dez milhões de pessoas envolvidas. Por meio desta iniciativa, o Japão pretende contribuir com o desenvolvimento social de vários países através da prática esportiva.

O professor japonês, Hirotaka Okada, foi escolhido através do projeto Sport for Tomorrow. Bicampeão mundial e medalhista olímpico, Okada, apresentou técnicas básicas no ensino do judô e propôs um planejamento diferenciado e mais adequado para introduzir a modalidade nas escolas públicas.

Os workshops atenderam professores de judô, profissionais e estudantes de Educação Física na Bahia e em Brasília.

Leonardo Guimarães e o Sensei Hirotaka Okada

Dentre os atletas atendidos no workshop, merece destaque o professor Leonardo Henriques Guimarães (sensei Léo) pelo trabalho realizado à frente do Instituto Judô Lavras: educandário de judô cujos objetivos contribuem para a formação física, mental e moral de crianças, jovens e adultos de Lavras/MG.

Projeto Social Judô na Escola

Em setembro de 2018, o Instituto Judô Lavras aceitou o desafio de ampliar suas atividades, por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras, para lecionar judô em escolas da rede municipal de ensino.

Leonardo Guimarães e o Sensei Uichiro Umakakeba

O Projeto Social Judô na Escola, como foi denominada essa iniciativa sem precedentes em Lavras, atua, hoje, na Escola Municipal Oscar Botelho e no recém-inaugurado Dojô Municipal, localizado dentro da Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura (SELTC).

A meta é o projeto alcancar, a médio prazo, seis escolas, estrategicamente escolhidas. Mas, faz parte do objetivo atender ao maior número possível de bairros da cidade.

Com as atividades de judô, o Instituto também ajuda a disseminar os conceitos de respeito mútuo e cidadania por meio da prática esportiva. Clique abaixo e conheça o trabalho do sensei Léo.

Jeane Menezes Alves (Santo Agostinho/BH) e o Sensei Hirotaka Okada

Diana Vitorino, Maria Sousa, Kenzo Tagawa e Denise Toledo