Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da WADA 2020 entra em vigor

A Lista faz parte das Normas Internacionais Antidopagem

Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da WADA 2020 entra em vigor
02/01/20 - A Agência Mundial Antidopagem (WADA) anuncia que sua Lista de Substâncias e Métodos Proibidos para 2020 (Lista), publicada pela primeira vez em 30 de setembro de 2019, entrou em vigor neste 01 de janeiro.
 
A Lista é uma das seis Normas Internacionais obrigatórias para todos os Signatários do Código Mundial Antidopagem (Código) e indica quais substâncias e métodos são proibidos dentro e fora das competições e quais substâncias são proibidas.
 
O processo de revisão anual da Lista é liderado pela WADA com um processo de consulta abrangente que inclui o Grupo de Peritos da WADA, reunindo informações, circulando um rascunho da Lista entre as partes interessadas, levando em consideração suas submissões e revisando o rascunho, seguido pela análise do Comitê de Saúde, Medicina e Pesquisa (HMR) da Agência.

Critérios para a Lista

Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da WADA 2020 entra em vigor
O Comitê HMR, em seguida, faz sua recomendação ao Comitê Executivo da WADA, que aprova a Lista durante sua reunião de setembro.
 
Para que uma substância ou método seja adicionado à Lista, é necessário determinar que atende a dois dos três critérios a seguir:

01 - Tem o potencial de melhorar ou aprimorar o desempenho esportivo;

02 - Representa um risco real ou potencial para a saúde dos atletas;

03 - Viola o espírito do esporte.

Acesso à Lista

Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da WADA 2020 entra em vigor
Deve-se observar que, para atletas que tenham uma razão médica legítima para usar uma substância ou método proibido que consta da Lista, eles poderão ser acomodados se atenderem aos critérios descritos na Norma Internacional para Isenções de Uso Terapêutico (ISTUE). 

O processo de AUT tem uma aceitação esmagadora de atletas, médicos e interessados em antidoping em todo o mundo.
 
Clique abaixo para acessar à edição digital da Lista para dispositivos móveis: 


Fonte matéria original: WADA