Podcast

Avaliação médica antes de iniciar atividades esportivas

Médico e Membro da Diretoria da FMJ

Podcast: Avaliação médica para atividade esportiva
26/02/2021 - O Dr. João Oscar de Almeida Falcão Jr. cumprimenta os amigos e colegas judocas da Federação Mineira de Judô (FMJ) e inicia a fala sobre a importância da avaliação médica para a prática de esportes.

A análise médica completa antes de iniciar a prática esportiva, em especial de exercícios físicos de grande intensidade, como é o caso do judô, é de grande valia.

Nesse caso, é imprescindível uma avaliação clínica que englobe as questões cardiovasculares, musculoesquelética e todo aspecto clínico que possa identificar potencias riscos para a saúde do atleta ao praticar esportes.

A prática esportiva é um grande preventivo de doenças e de problemas médicos, mas não podemos esquecer de que sua prática, sem os devidos cuidados médicos, pode levar a consequências graves no curto e no longo prazo.

Portanto, leve a sério sua avaliação médica com bons médicos e clínicos de confiança, ou mesmo um cardiologista que possa fazer uma boa avaliação inicial e encaminhamentos caso surja algum sinal clínico que mereça atenção.

Mais que isso, valorize suas queixas, problemas e sintomas: dores articulares e musculares, dificuldades de mobilização; é muito importante que nos cuidemos e estejamos sempre atentos às possibilidades de problemas com nossa saúde. O nosso maior bem é a nossa saúde".

Podcast: Avaliação médica para atividade esportiva
Na oportunidade, o Dr. João Oscar lembrou da importância fundamental de cuidar da prevenção e de evitar a disseminação do vírus Covid-19.

"Não deixem de seguir os protocolos de segurança em todos os ambientes de seu dia a dia: na sua casa, em seu trabalho, no seu local de treino.

Use máscaras, higienize bem as mãos e mantenha o distanciamento social. Além disto, se vacinem assim que for possível.

A pandemia ainda não acabou e a solução desse problema está nas mãos de cada um de nós!”, finalizou.

Dr. João Oscar de Almeida Falcão Jr.
Membro da Diretoria Médica da Federação Mineira de Judô (FMJ)