FIJ e o Covid-19, o coronavírus

Recomendações da Comissão Médica da FIJ em tempos de pandemia

12/05/2020 - A Federação Internacional de Judô (FIJ) publicou documento com sugestões de protocolos sanitários para a prática segura do judô em clubes e academias, neste 11 de maio, produzido com apoio das Federação Francesa, da Federação de Portugal e da Comissão Médica da União Europeia de Judô.

Importante ressaltar que, pelas dimensões continentais do Brasil, estados e municípios têm realidades diferentes: enquanto algumas cidades não registram nenhum caso, existem outros municípios que estão com a curva de contaminação em ascensão. Portanto, as recomendações dos responsáveis pela saúde e segurança dos cidadãos está em primeiro lugar e devem ser respeitadas.

O principal requisito para implementar essas diretrizes é que as autoridades locais retirem as medidas de isolamento social ou lockdown e que as pessoas possam sair de casa e se reunir sob certas condições”, ressalta a FIJ. “O objetivo dessas diretrizes é mitigar o risco de infecção pelo Covid-19 o máximo possível no nível do clube, pois o perigo não pode ser completamente eliminado sem um programa de vacinação ou teste do Covid-19 eficaz e abrangente”.

Cada país está em um nível diferente de infecção e que não há regra única para todos. As fases sugeridas no protocolo são baseadas em cenários hipotéticos numa ordem gradual de vigilância que pode mudar de acordo com a realidade local de clubes e Confederações que optem por seguir essas diretrizes.

Entre as medidas propostas no documento estão o uso de máscaras durante o treinamento, a limitação no número de praticantes no dojô, o distanciamento social, boas práticas de desinfecção e limpeza do tatame, dentre outras.

Ducumento original em inglês   Documento traduzido