Seleção Brasileira é Ouro no Open Sul-Americano de Judô Funcional Veteranos 2020

Judocas brasileiros finalizaram a competição com 12 medalhas: cinco ouros, quatro pratas e três bronzes

09/12/2020 - Seleção brasileira conquista o 1º lugar geral no quadro de medalhas do Open Sul-Americano de Judô Funcional Veteranos 2020

A competição repetiu o sucesso das edições estaduais e nacionais de Judô Funcional, com engajamento de judocas e de seleções de diversos países.

A seleção brasileira se consagrou a grande vencedora do torneio e liderou o quadro geral de medalhas da competição com cinco ouros, quatro pratas e três bronzes.

A competição continental de judô foi disputada no período de 28 de novembro a 06 de dezembro e transmitida ao vivo pelo Youtube

Finais entre brasileiros...

Open Sul-Americano utilizou o formato de disputa já consolidado na modalidade, divididos por equipes mistas, sendo duas mulheres nos pesos 63kg e +63kg e dois homens nos pesos 73kg e +73kg. As seleções veteranas se enfrentaram em diferentes categorias, de acordo com a faixa de idade.

Atletas de diversos estados brasileiros foram convocados para representar a seleção brasileira de veteranos, que contou com duas equipes na disputa, o Brasil 1 e Brasil 2.

Com as pontuações somadas das duas equipes, o Brasil ficou em 1º lugar na classificação geral da competição, com 12 medalhas, sete a mais que o segundo colocado, o Chile.

... e brasileiras!

Além do Brasil e o Chile, participaram do Open Sul-Americano de Judô Funcional Veteranos 2020 os seguintes países: Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Argentina, El Salvador, Peru e Uruguai.

Confira os atletas mineiros que participaram: Adriano Rodrigues de Souza - Minas Tênis Clube, -73kg; Gleyson Ribeiro Alves - Instituto Arrasta, -73kg; Jose Ely Rasuck - Minas Tênis Clube, +73kg; Luís Martins de Souza Garcia - Minas Tênis Clube, +73kg; Maria Aparecida Oliveira Martins - Avança Judô, +63kg; Ricardo Fagundes Sousa - Barroca Tênis Clube, -73kg.

Do staff, fizeram parte os mineiros e destaques nacionais: Helena Ribeiro Romanelli (ex-seleção brasileira e graduada em Educação Física) e Isabela Augusta, Fernando Antônio Henriques Resende (árbitro e comentários), Ribeiro Braga, Luiz Andrés Guimarães Fossati (locutor), Rodrigo Querido Escaliante Hernandes e Sandro de Oliveira Almada.

Open Sul-Americano Inclusivo

O judô inclusivo fez parte do evento com participação de atletas brasileiros.

Para esse evento, a Coordenação Nacional de Veteranos indicou os técnicos Daniel Garcez (RJ) e Eloy Pereira (SP) que, conjuntamente, convocaram os atletas que representariam o Brasil na disputa, de acordo com os resultados obtidos no Open de Veteranos de Judô Funcional.