Desafio Internacional de Veteranos 2022
Judoca é para sempre e o conhecimento deste Esporte vencedor é passado de geração em geração. Mesmo depois que a vida de competições esportivas de muitos se esgota, há aqueles que permanecem ligados ao esporte de diversas formas: seja pela filosofia, seja como técnicos, professores ou mesmo admiradores. Com o objetivo de prolongar um pouco mais a vida nos tatames, incentivar o retorno ao Judô e melhorar a qualidade de vida de veteranos do esporte, um grupo de entusiastas do Judô promoveu, em 2018, um Encontro de Veteranos do Judô, no primeiro sábado de fevereiro, evento que tem se repetido anualmente, promovendo um grande encontro de amigos e gerações do Judô, aliado, claro, à boa dose de competitividade e socialização do conhecimento. Em 2018 o evento era só em âmbito nacional e atingiu-se 2.292 atletas treinando simultaneamente. Em 2019, já alcançando outros países e tornando-se um desafio Internacional, alcançou-se 4.455 e em 2020 um total de 4.461 atletas.
Em 2021, além do Brasil, que é o organizador deste desafio, mais 23 Países tiveram representantes neste evento: Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Croácia, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, Honduras, Inglaterra, Irlanda, Itália, México, Panamá, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. devido aos impactos da pandemia, alcançamos cerca de 3.600 atletas treinando simultaneamente em vários dojôs do Brasil e do mundo. Nossa meta para 2022 é de 5.000 atletas treinando simultaneamente.
"O movimento da classe Veteranos está crescendo, criando cada vez mais demandas e o respeito por esses judocas que seguem firmes com seus propósitos dentro do judô, merece todo o nosso respeito e atenção, para que todos possam usufruir de boa saúde, troca de experiências e principalmente fazer o que mais gostam: Treinar e competir", disse o Coordenador Nacional de Veteranos, Cristian Cezário, cinco vezes campeão mundial.
Este ano o evento está sendo chancelado pela CBJ, continua sendo aberto a todos os atletas veteranos e aqueles que quiserem um certificado, desde que estejam regulares no Zempo, devem se inscrever gratuitamente no evento Desafio Internacional de Veteranos.
Em minas gerais serão 06 sedes oficiais: Betim - Academia de Judô Águia Branca, Juiz de Fora - Sport Clube Juiz de Fora, Varginha - Secretaria de Esporte E lazer SEMEL, Uberlândia - Praia Clube, Montes Claros - SESC Montes Claros e Timóteo - ASSEIT SESI Timóteo.